Edit

Entendendo a Blockchain

Atualmente existem diversas blockchains no mundo, cada uma com suas particularidades. Entenda o conceito por trás da tecnologia, quem são os usuários e o que são as recompensas para mineradores/validadores.

Para entender este conceito, primeiramente faz-se necessário apresentar a tradução do termo para o português que seria ao pé da letra “Blocos em Corrente”. A partir dessa tradução, pode-se compreender um pouco melhor do que se trata, ou seja, a blockchain é um registro de transações organizadas em sequência de blocos.

Esses blocos então se tratam de um conjunto de transações incluídas na blockchain através de um consenso na rede, ou seja, para uma transação ser validada dentro da blockchain todos ou a maioria dos blocos da rede precisam estar em consenso para a mesma ser aprovada.

Com isso, a transação nada mais é do que um registro individual de movimentação na blockchain, onde o armazenamento das transações é distribuído e armazenado em diversos computadores, sem a necessidade de uma autoridade central. Sendo assim, quanto maior o número de participantes dentro da rede, maior se torna a segurança da blockchain.

 

Representação gráfica do conceito de Blockchain.

 

Quem são os participantes da blockchain?

  • Usuário: Proprietário de uma carteira digital (wallet), que cria uma transação, assina digitalmente e envia para a blockchain;
  • Minerador/Validador: Valida as transações pendentes e inclui novos blocos na blockchain, de acordo com os critérios de consenso da rede;
  • Nó: Qualquer computador conectado na blockchain, que analisa, verifica ou valida as transações. Esse nó também pode ou não participar do armazenamento das transações na rede.

 

Consenso

Para trazer algum tipo de recompensa aos mineradores/validadores da blockchain, criaram-se diversos algoritmos de consenso dentro das diversas blockchain’s. Com isso, aqui apresenta-se os 2 principais:

 

Proof of Work e Proof of Stake, dois conceitos de recompensa da Blockchain.

 

Proof-of-Work (PoW): Os mineradores precisam resolver um problema matemático complexo, onde aquele que resolver primeiro terá o direito de inserir um novo bloco na rede, sendo assim recompensado pelas transações ocorridas dentro do bloco inserido;

Proof-of-Stake (PoS): Aqui os validadores são selecionados para o processamento das transações com prioridades diferentes, conforme a quantidade de tokens nativos da rede em seu poder (stake).

Dessa maneira, hoje as duas principais blockchains existentes, Bitcoin e Ethereum, utilizam o algoritmo de Proof of Work. A rede Ethereum planeja uma grande atualização chamada de Ethereum 2.0 que irá, além de outros fatores, alterar o algoritmo de PoW para o algoritmo de Proof of Stake, tornando assim, menos necessário grandes poderes de hardware.

Contudo, atualmente existem diversas outras blockchains neste mundo, cada uma com suas particularidades. Assim, para a utilização de cada rede é necessário ter uma carteira digital, onde a partir dessa carteira você se conectará com a blockchain podendo fazer transações dentro dos blocos utilizando o token nativo da rede para pagamento do gás (taxa cobrada pela rede para validação da transação dentro dos blocos).

Compartilhe: